Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Repsol anuncia grande quantidade de petróleo em nova jazida no Brasil

Por Philippe Desmazes 24 Maio 2012, 09h22

O gigante petroleiro espanhol Repsol anunciou nesta quinta-feira que sua nova jazida encontrada recentemente na costa do Brasil é “uma das maiores descobertas do mundo deste ano”, com reservas de mais de 700 milhões de barris de petróleo.

A jazida conta também com três trilhões de metros cúbicos de gás, “o que equivale a 545 milhões de barris de petróleo”, explicou a Repsol em um comunicado.

“Estes números confirmam o alto potencial do bloco BM-C-33, na Bacia de Campos, onde se encontram as recentes descobertas de Seat, Gávea e Pão de Açúcar”, acrescentou o grupo.

O anúncio disparou as ações da companhia na Bolsa de Madri, e às 10H53 GMT (07H53 de Brasília) o título da Repsol disparou 3%, a 13,745 euros, em um mercado em alta de 1,75%.

A Repsol, no âmbito da concessão com a empresa chinesa Sinopec, participa com 35% no consórcio que explora a jazida, junto ao norueguês Statoil (35%) e à Petrobras (30%).

Esta descoberta confirma que o offshore do Brasil “é uma das áreas com maior crescimento em reservas de hidrocarbonetos do mundo”, destacou a Repsol.

O grupo espanhol considera o Brasil um dos eixos mais importantes de sua estratégia, com uma forte implantação na costa brasileira, onde as descobertas em águas profundas se multiplicaram recentemente.

A Repsol Sinopec Brasil é uma das principais companhias energéticas em exploração e produção do Brasil e trabalha nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo.

A companhia foi criada no fim de 2010 para desenvolver de forma conjunta projetos de exploração e produção no país. É 60% propriedade da Repsol e 40% da companhia chinesa Sinopec, e atualmente suas reservas provadas chegam a 35,6 Mbep.

Continua após a publicidade
Publicidade