Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rentabilidade de banco cairá no Brasil, diz Setubal

Presidente do Itaú Unibanco também destaca que juros devem ficar em um dígito nos cartões de crédito até o fim do ano

Os bancos devem apresentar rentabilidade menor no Brasil nos próximos anos em meio à retração do custo de capital, disse Roberto Setúbal, presidente executivo do Itaú Unibanco, nesta terça-feira. Há cerca de dois anos, a rentabilidade do sistema financeiro estava em 16% e atualmente é de 14,5%, disse. Este porcentual está um pouco acima do custo de capital atual, de acordo com Setúbal.

“À medida que o custo de capital se reduz diante do cenário de juros baixos, a rentabilidade de todos os setores, inclusive o financeiro, deve cair”, avaliou o presidente. Questionado sobre até que nível a rentabilidade pode ser reduzida, ele destacou que isso vai depender de até onde o custo de capital será diminuído. “O Itaú Unibanco gasta 35 bilhões de reais por ano só para abrir as portas”, informou Setubal.

Um dígito – Setúbal também destacou que o Itaú prevê juros de um dígito nos cartões de crédito para todos os clientes até o fim do ano. Para quem é correntista do banco, os juros máximos já caíram para menos de 10% neste mês. A taxa média praticada para clientes e não clientes está em 5,5% ao mês. A taxa máxima para não clientes está em 13,9%. Setubal disse ainda que o Itaú já previa juros menores no crédito no orçamento desenhado no ano passado para 2012.

(Com Agência Estado)