Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Renda sobe e consumidores poupam mais nos EUA

Consumo cresce em ritmo menor que o do rendimento das famílias americanas, abrindo espaço para alta da poupança

Por Da Redação 30 abr 2012, 10h07

A renda das famílias norte-americanas teve a maior alta em três meses em março, informou nesta segunda-feira o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Os consumidores, acrescentou o órgão, estão guardando parte do dinheiro extra e aumentam apenas modestamente os gastos.

O Departamento informou que a renda dos consumidores subiu 0,4% no mês passado. Analistas esperavam um ganho de 0,3%. Descontando os impostos, a renda subiu 0,2% em março devido a preços mais altos.

Já os gastos dos consumidores subiram 0,3% no mês passado, um pouco abaixo da mediana das previsões de 0,4%. Considerando a inflação, os gastos subiram 0,1%.

O crescimento econômico dos EUA esfriou no primeiro trimestre na medida em que empresários cortaram investimentos e reabasteceram os estoques num ritmo mais devagar. Gastos mais fortes dos consumidores durante o trimestre amorteceram a queda, mas os dados desta segunda-feira sugerem que eles encerraram o trimestre gastando menos.

Com o consumo subindo menos rapidamente que a renda, a taxa de poupança subiu para 3,8%.

O índice de preços para gastos pessoais subiu 0,2% em março. Nos doze meses até março, o índice acumulou alta de 2,1%, o menor nível em um ano, mais ainda levemente acima da meta do Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) de 2%.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade