Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Renault-Nissan investirá US$ 750 milhões pelo controle da fabricante de Lada

Desde 2008, a empresa já poussi 25% da fabricante russa Avtovaz. Transação deve ser concluída até 2014

A montadora francesa Renault e seu sócio japonês Nissan investirão, em várias etapas e durante dois anos, 750 milhões de dólares para assumir o controle da russa Avtovaz, fabricante dos famosos veículos Lada, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira. Com este acordo, a aliança Renault-Nissan pretende reforçar sua presença no mercado automobilístico russo, que se converteu em uma de suas prioridades, e passará a ser um dos maiores fabricantes de veículos do mundo. A Renault-Nissan criará uma nova empresa com a sociedade pública russa Russian Technologies, que atualmente possui 36% do capital da Avtovaz, segundo acordo assinado nesta quinta-feira.

O grupo franco-japonês investirá, em diferentes etapas, 750 milhões de dólares para obter 67,13% desta co-empresa, que possuirá 74% da Avtovaz, segundo o comunicado, que informa que a “transação deverá ser finalizada em 2014”. A Renault já desembolsou em 2008 cerca de 1 bilhão de dólares por 25% do fabricante russo. A Renault aportará 300 milhões adicionais e a Nissan os 450 milhões restantes.

O êxito da Avtovaz esteve relacionado, durante muito tempo, à fama de seu Lada 2107, veículo emblemático da época soviética.

Com esta operação, a Renault-Nissan quer estar entre os grandes fabricantes mundiais, como a americana General Motors, a japonesa Toyota e a alemã Volkswagen.

(com agência France-Presse)