Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Referendo grego também afeta o petróleo, que fecha em baixa em NY

Os preços dos contratos futuros de petróleo terminaram em queda nesta terça-feira em Nova York, afetados pelos temores dos mercados ante o anúncio grego de um referendo sobre o plano de resgate acordado pela União Europeia e por instituições internacionais.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em dezembro terminou cotado a 92,19 dólares, em queda de um dólar com relação ao fechamento de segunda-feira.

Na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreu, anunciou um referendo sobre o acordo de apoio e resgate da Grécia alcançado trabalhosamente na quinta-feira entre os países da Eurozona para ajudar a Atenas, consumida em uma crise da dívida.

O referendo deve ser realizado em janeiro, disse uma fonte governamental grega. Enquanto isso, um voto de confiança ao governo é esperado no Parlamento de sexta-feira.

Este anuncio “chocou” os mercados, disse Tom Bentz, do BNP Paribas, em meio a uma forte queda das bolsas europeias e do euro.

“Os gregos podem rejeitar o plano e isso anularia todo o trabalho que já foi realizado”, disse o analista.