Refeição em bares e restaurantes encarece no mês da Copa
Na segunda semana de junho, preços subiram 0,9% em São Paulo, 0,59% no Rio de Janeiro e 0,83% em Porto Alegre
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Da Redação
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17 jun 2014, 15h34
Torcedores estrangeiros se unem em bar no centro de Cuiabá (Luiz Felipe Castro/VEJA)
Nas últimas duas semanas, a inflação em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre tem sido puxada, entre outros itens, pela variação dos preços em bares e restaurantes. Com a Copa do Mundo e a maior movimentação de pessoas assistindo aos jogos fora de casa, os preços podem avançar ainda mais.
Em São Paulo, a inflação de bares e restaurantes foi de 1,02% na pesquisa da primeira semana de junho e 0,90% na pesquisa da segunda semana, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A variação apurada se refere ao aumento de preços registrado nas últimas quatro semanas anteriores à divulgação, tecnicamente chamada de inflação quadrissemanal.
No caso do Rio de Janeiro, os preços subiram 0,68% na primeira semana e 0,59% na segunda semana. As refeições em bares e restaurantes de Porto Alegre registraram inflação de 0,28% na primeira semana e 0,83% na segunda semana. À primeira vista, o número pode parecer baixo, mas, segundo a FGV, o item aparece entre os principais que contribuíram para a inflação no período.
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O índice oficial de inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de junho ainda não foi divulgado, mas até maio acumula alta de 3,33%. As refeições fora de casa registraram aumento de preços de 4,33%, um ponto porcentual acima do IPCA. A alimentação fora de domicílio, que também inclui o consumo de bebidas, doces e outros, subiu 4,46% no ano.
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1. Budweiser
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(Divulgação/VEJA)
A marca de cerveja Budweiser lançou a Budweiser Mansion (QG oficial da marca) e os Beer Gardens. Com opções de bebidas e aperitivos, o objetivo dos espaços será recepcionar convidados e torcedores antes do início das partidas da Copa do Mundo. A empresa também criou o “Rise as One”, uma campanha global que consiste em um filme (sequência de comerciais), que terá o esporte e a música como suas principais plataformas. Com o slogan "O melhor show da terra" e ao som de Paradise City, do Guns N’ Roses, o primeiro comercial narra a chegada de uma banda formada pelos jogadores Hulk (Brasil), Samuel Etoo (Camarões), Gary Cahill (Inglaterra) e Maya Yoshida (Japão) ao Brasil. Na mesma linha, a companhia desenvolveu uma coleção de camisetas que remetem às nacionalidades de cada artilheiro que aparece no anúncio, além de embalagens douradas personalizadas, inspiradas na taça da Copa. A novidade estará presente em mais de quarenta países. Ainda de olho na competição, a Budweiser produziu, em parceira com a Fox Sports, um documentário sobre histórias originais que envolvem o futebol, com episódios que irão ao ar em mais de 55 países. Sem contar o Man of the Match, uma votação que escolherá o "homem do jogo" de cada partida, e permitirá que consumidores entreguem o troféu aos ídolos eleitos.
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2. Johnson & Johnson
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(Reprodução/VEJA)
A Johnson & Johnson desenvolveu o "Tour do Carinho", uma série de iniciativas na área da saúde com o objetivo de impactar milhões de brasileiros até o final da Copa do Mundo. Dentre as ações, está a campanha de doação de sangue, que contará com homecentros parceiros e estações móveis que realizarão a coleta nas doze cidades-sede do mundial. Há também o programa Campeões do Carinho, que selecionará as melhores histórias de pessoas e instituições que fazem a diferença no país. A Johnson & Johnson ainda disponibilizará exames de gratuitos (saúde oral, testes de glicose, de índice de massa corporal e medição de pressão arterial e frequência cardíaca), produtos da marca e uma área de descanso para os voluntários da competição. Enquanto isso, o Programa de Apoio à Humanização reforçará ações de humanização no atendimento a pacientes em mais de trinta hospitais e maternidades presentes nas cidades-sede do mundial.
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3. Continental Pneus
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(Divulgação/VEJA)
A Continental Pneus produziu a websérie “Maior Amuleto do Mundo”, que reunirá histórias verídicas envolvendo edições da Copa do Mundo. A empresa também lançou a plataforma digital “Torcida Continental”, com o objetivo de engajar o torcedor em diversas atividades nas redes sociais e premiá-los com pares de ingressos para todas as partidas da 1ª fase da competição. A companhia criou, por exemplo, o Album de Sósias, que premiará pessoas parecidas com algum jogado; o o Meu Camisa 10, que reconhecerá as maiores loucuras que um fã foi capaz de realizar para conhecer seu craque; e o País do Futebol, um quiz que premiará os torcedores que apresentarem mais conhecimentos sobre a história da competição.
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4. Oi
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(Divulgação/VEJA)
A Oi lançou em março a promoção “Oi, eu tô na Copa”, com serviços que custam menos de 1 real por dia até o fim do mundial. A campanha também dará a chance de o consumidor ganhar ingressos para os jogos, além do prêmio especial de meio milhão de reais e entradas passa assistir final do campeonato com mais cinco amigos. A operadora é patrocinadora das FIFA Fan Fests, eventos de exibição pública dos 64 jogos, que apresentam totens de fotografias temáticas por reconhecimento facial, DJ em dias de abertura e final da Copa, distribuição de chips Oi Galera, dentre outros serviços. Além disso, empresa ainda é patrocinadora da Oi Torcida Brasil, que transmitirá jogos da selação brasileira na Marina da Glória, Rio de Janeiro, e contará com shows de artistas nacionais, como Paralamas do Sucesso, Monobloco e Jorge Ben Jor, antes e depois das partidas, além de uma série de outras atrações. Outra ação de marketing deselvolvida pela Oi foi a instalação de orelhões estilizados com o tema “Futebol, Arte Brasileira” nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Os aparelhos disponibilzarão uma central com curiosidades sobre as Copas, com mensagens em português e inglês. A companhia ainda lançou um novo produto destinado aos turistas estrangeiros. Trata-se de um combo, no valor de 40 reais, que inclui chip pré-pago, cartão de recarga de 30 reais, código de acesso ilimitado à rede Oi WiFi durante trinta dias internet ilimitada,´promoção para chamadas internacionais, além de pacote de SMS e de ligações para telefones celulares e fixos da operadora.
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5. Marfrig
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(Divulgação/Veja/VEJA)
O frigorífico Marfrig lançou a promoção Churrasco Oficial Marfrig. Durante durante março e abril, foram realizados sorteios de 74 pares de ingressos para os jogos da Copa do Mundo para aqueles clientes que adquiriam produtos das marcas Bassi, Montana ou Marfrig em lojas distribuídas nas principais cidades do Brasil.
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6. McDonalds
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(Luciano Amarante/VEJA)
O McDonald’s preparou a tradicional seleção de sanduíches campeões para a Copa do Mundo de 2014. A quarta edição da campanha “Favoritos McDonald’s” conta com sete opções que incrementarão o cardápio da rede até o dia 25 de junho. Os sanduíches trazem ingredientes típicos da gastronomia de países que disputarão o mundial como McBrasil (aos domingos), McEspanha (às segundas-feiras), McAlemanha (às terças-feiras), McFrança (às quartas-feiras), McItalia (às quintas-feiras), McArgentina (às sextas-feiras) e McEstados Unidos (aos sábados). O McDonald’s também dará continuidade ao projeto Sonho de Craque, que permite que crianças ao redor do mundo entrem em campo ao lado dos jogadores das seleções que disputarão a competição. Este ano a companhia levará 1.408 jovens aos gramados, sendo 1.228 brasileiros e 180 estrangeiros.
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7. Yingli Solar
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(Divulgação/VEJA)
Em parceria com a Light ESCO, a EDF Consultoria, o Estado do Rio de Janeiro e a Schlaich Bergermann und Partner, a Yingli Solar instalou 1.500 painéis solares no telhado do estádio do Maracanã. O projeto produzirá energia suficiente para abastecer 240 casas durante um ano e impedirá a liberação de mais de 2.560 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
(com Estadão Conteúdo)