Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Redução de provisões leva Bank of America a reverter prejuízo

Bancos dos EUA registram lucros apesar do pessimismo do Fed e do mercado financeiro

Após o anticlímax criado pelo pronuncimento no Senado do presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, ao não anunciar novos estímulos para a economia dos EUA, o Bank of America Corp. (BofA) aunciou lucro líquido de 2,46 bilhões de dólares no segundo trimestre deste ano, revertendo prejuízo de 8,83 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

A fala de Bernanke, que pintou um quadro desanimador da economia dos EUA e decepcionou muitos investidores, acabou pesando sobre o sentimento do mercado. A esperança era que Bernanke anunciasse uma terceira rodada de relaxamento quantitativo – troca de títulos do Tesouro por dólares.

No primeiro trimestre, a economia americana cresceu 2%. Segundo o presidente do Fed, membros de sua equipe preveem que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deva ficar entre 1,9% e 2,4% neste ano – estimativas piores que as de janeiro.

Com a taxa de desemprego ainda em 8%, mesmo após quase quatro anos desde o ápice da crise imobiliária, alguns investidores podem entender que a fala de Bernanke é um anúncio de que mais medidas de estímulo devem ser tomadas. Contudo, ele não indicou que qualquer medida nova estaria prestes a ser implantada.

O anúncio do BofA vem após outro grande banco americano ter registrado lucros a despeito da crise nos EUA, O JP Morgan , o maior banco dos EUA em ativos, anunciou nesta sexta-feira lucros de 4,96 bilhões de dólares no segundo trimestre.

Leia também

Executivo do HSBC renuncia por escândalo de lavagem de dinheiro nos EUA

JPMorgan registra lucro de US$ 5 bi no 2º tri

A partir das 11h (de Brasília), Bernanke fará outro pronunciamento, dessa vez na Câmara, seguido por uma sessão de perguntas e respostas sobre o ‘Livro Bege’ – Relatório do Fed sobre a situação econômica dos Estados Unidos.

Lucro – O ganho por ação do BofA ficou em 0,19 dólares, ante prejuízo de 0,90 dólares/ação no segundo trimestre de 2011. A receita total subiu 66% na mesma comparação, para 21,97 bilhões de dólares.

Analistas pesquisados pela agência Reuters esperavam lucro por ação de 0,14 dólares e receita de 22,87 bilhões de dólares.

O resultado do BofA foi ajudado por forte redução nas provisões para perdas com crédito, que ficaram em 1,77 bilhão de dólares no segundo trimestre, ante 3,26 bilhões de dólares um ano antes e 2,42 bilhões de dólares no primeiro trimestre.

(Com Agência Estado)