Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Recuperação é ‘frustrantemente lenta’, diz Bernanke

Segundo presidente do Fed, os bancos comunitários têm algumas vantagens naturais de competição

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse nesta quarta-feira que a recuperação da economia dos Estados Unidos está “frustrantemente lenta” e que esse cenário cria desafios significativos para os bancos pequenos. Os comentários foram feitos durante a abertura de um evento sobre bancos comunitários promovido pelo Fed de Saint Louis. Ele não falou sobre a política monetária nem sobre o paralisação parcial do governo federal.

Bernanke explicou que os bancos comunitários têm algumas vantagens naturais de competição, como melhor conhecimento da realidade local e relacionamento mais próximo com os clientes. Mesmo assim, eles enfrentam alguns desafios difíceis. “Como sobreviventes da crise financeira e de uma profunda recessão, os bancos pequenos enfrentam uma dura competição com bancos maiores e outras instituições financeiras, e a responsabilidade de se adequar a novas regulamentações”, comentou.

O presidente do Fed também reconheceu que alguns analistas acreditam que esses desafios, combinados com uma carga regulatória maior, podem se mostrar “insuportáveis” para os bancos comunitários. “Eu e meus colegas do Federal Reserve entendemos esses receios e estamos comprometidos a elaborar políticas de supervisão e regulamentação que sejam apropriadas para o tamanho e a complexidade dos bancos”, afirmou. Segundo Bernanke, a notável habilidade dos bancos comunitários em lidar com a situação vai permitir não apenas que eles sobrevivam, mas que prosperem nos próximos anos.

Leia também:

Em busca de acordo, Obama se reunirá com líderes do Congresso

Tesouro dos EUA ‘multiplica pães’ para poder economizar recursos

Casa Branca rejeita proposta republicana de ‘flexibilizar’ paralisação

(com Estadão Conteúdo)