Reclamações sobre carros da GM começaram há 17 anos
Queixas já estavam relacionadas a problemas na chave de ignição dos veículos, em especial o Chevrolet Malibu e Impala
Proprietários de automóveis da General Motors (GM) têm reclamado de chaves de ignição com defeito desde 1997, anos antes de a montadora lançar o Chevrolet Cobalt e outros veículos pequenos que também apresentavam falhas na peça. A GM ampliou nesta semana o recall em mais de 8 milhões de veículos devido a problemas na chave de ignição. Contudo, a montadora não deu detalhes sobre quando ficou sabendo pela primeira vez da falha em carros, incluindo o Chevrolet Malibu e o Chevrolet Impala.
Leia mais:
GM oferecerá US$ 1 mi para cada vítima de acidente por defeito na ignição dos veículos
GM diz que chave de ignição com defeito foi fabricada na China
GM anuncia recall de 3,36 milhões de carros nos Estados Unidos
Uma análise de um banco de dados de reclamações de consumidores, mantido por reguladores de segurança dos Estados Unidos, mostrou que concessionárias da GM receberam informações sobre defeitos relacionados à chave de ignição assim que o Chevrolet Malibu foi colocado no mercado, em 1997. Essas queixas incluíam chaves que ficavam travadas na ignição ou que poderiam ser retiradas enquanto o veículo estava em movimento, ou ainda chaves que falhavam ao dar partida ou aparentemente faziam o motor desligar.
Em uma das reclamações mais antigas enviadas à Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês), uma mulher de New Jersey disse, em abril de 1997, que ficou parada sete vezes, enquanto seu novo Malibu 1997 não dava partida e a chave permanecia presa na ignição e não podia ser girada. Proprietários de Chevrolet Impalas 2000 também relataram diversos casos de paradas do motor, que poderiam ter sido provocadas por vários problemas.
Leia também:
GM anuncia recall do Camaro no Brasil e nos Estados Unidos
GM admite que atuou de forma ‘inaceitável’ ao ocultar defeito
GM anuncia recall de 2,6 milhões de carros no Brasil e nos EUA
Além disso, um porta-voz da GM informou que não era possível saber detalhes do problema do Impala ocorridos duas décadas atrás. Segundo ele, o último recall é fruto de uma ampla revisão de segurança da história da companhia. Neste ano, a GM anunciou o recall de quase 15 milhões de veículos devido a falhas na chave de ignição. O problema está ligado a pelo menos treze mortes.
(com agência Reuters)