Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Reclamações na Black Friday crescem 17%, diz pesquisa

Maior problema neste ano foi propaganda enganosa, aponta site especializado em queixas de consumidores

Por Da redação
Atualizado em 25 nov 2017, 18h51 - Publicado em 25 nov 2017, 17h43

O Reclame Aqui encerrou a Black Friday deste ano com 3.503 reclamações, 17% a mais que na edição do ano passado.

De acordo com o site, especializado em queixas de consumidores, propaganda enganosa motivou 13,5% das reclamações. Problemas na finalização da compra atingiu 9,6% dos casos, e divergência de valores, 8,8%.

Em 2016, o site registrou 2.900 reclamações durante toda a edição, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. Um ano antes, foram 4.400 queixas.

Durante a pesquisa, realizada das 18h de quinta (23) até a meia-noite de sexta (24), o Reclame Aqui recebeu também denúncias de consumidores sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além de tempo de entrega muito grande.

Continua após a publicidade

O recorde de ocorrência nos cinco anos da Black Friday no Brasil ocorreu em 2014, quando o site recebeu 12 mil reclamações. O número de queixas caiu nas duas edições seguintes, voltando a crescer neste ano.

A loja online do Magazine Luiza liderou as queixas, com 263 reclamações. Atrás dela, ficou a Americanas.com, com 245 queixas. Na terceira posição, a Kabum! ficou com 173 ocorrências.

O que dizem as empresas

Procurado por VEJA, o Kabum! disse que o número de reclamação é “extremamente baixo”, que a Black Friday atrai em um dia o volume de clientes de um mês, e que reforçou o atendimento aos clientes estendendo o horário do serviço e com transmissão no YouTube para tirar dúvidas.

Continua após a publicidade

O Magazine Luiza informa que o Magalu tem uma equipe de 150 pessoas focada em responder às reclamações e questões. “Assim, todos os clientes foram atendidos e tiveram solução para suas reclamações.”

A rede diz ainda que o volume de queixas é absoluto, e não percentual ao total de vendas. “O Magazine Luiza recebe uma demanda altíssima de compras na Black Friday, com previsão da venda de mais de 500 mil itens. O app Magalu foi o mais baixado do Brasil, nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24).”

A Americanas Online disse que não iria se pronunciar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.