Recessão afeta produção de dinheiro e faz faltar troco
Corte no orçamento para a produção de moeda fez o valor total das cédulas crescer apenas 2,1% em 2015, menor expansão desde a criação do Plano Real

A recessão econômica brasileira não poupou a circulação de dinheiro no país. O corte no orçamento para a produção de moeda fez o valor total das cédulas crescer apenas 2,1% em 2015, segundo dados do Banco Central (BC), a menor expansão desde a criação do Plano Real, em 1994. Descontada a inflação, o valor do meio circulante encolheu 8,4%. Os dados foram publicados na edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo.
No ano passado, o número de notas em circulação de 5, 10 e 20 reais caiu entre 5% e 9%, ainda de acordo com o BC. Em contrapartida, houve aumento de 6% nas cédulas de 100 reais, o que explica, por exemplo, por que caixas eletrônicos passaram a entregar mais notas desse valor.
Diante disso, muitos comerciantes tiveram dificuldades na hora de dar troco aos consumidores. O problema deve se repetir este ano, devido ao corte de 7% previsto para a produção de dinheiro na comparação com 2015. Entre 2014 e 2016, essa despesa deve somar 1,35 bilhão de reais. Somente em 2013 foi de 1,23 bilhão de reais.
O BC informou que a produção de numerário tem sido impactada desde 2014 pela redução da despesa pública federal, mas que tem administrado os estoques disponíveis com a finalidade de atender às demandas da forma mais imparcial.
Leia mais:
Crise motiva expansão de empresas brasileiras no exterior
Banco suíço compra BSI, filial do BTG Pactual, por US$ 1,3 bi
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.