Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita Federal recupera R$ 2 bi em contrabandos

Fisco aumenta controle nas fronteiras e apreensão de mercadorias cresce 36,5% em um ano

A Receita Federal apreendeu 2 bilhões de reais em mercadorias e veículos em 2012, o que representa um crescimento de 36,5% em relação a 2011. Segundo o fisco, o valor recorde é resultado da atuação do órgão nas áreas de fiscalização, repressão e controle sobre o comércio exterior (inclusive bagagem).

Segundo a Receita, foram arrecadados 93 bilhões de reais em impostos e direitos vinculados ao comércio exterior. Também foram lançados 4,3 bilhões de reais em créditos tributários a partir de ações de fiscalização de zona secundária (todo o território brasileiro, exceto portos, aeroportos e pontos de fronteira). A Operação Navio Fantasma, por exemplo, prendeu 33 suspeitos de participar de fraudes com o pagamento de impostos na importação de produtos. Os números da Receita Federal mostram que foram apreendidos, no ano passado, 5,9 mil automóveis de passeio, 320 ônibus, 5,8 mil motocicletas, 161 milhões de maços de cigarros, 581 armas, além de 6,64 toneladas de maconha, 793 quilos de cocaína, 315 quilos de crack e 241 mil comprimidos de ecstasy.

“Houve maior eficiência na parte de inteligência e informação, além de uma cooperação institucional muito forte com outros órgãos, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar dos estados. Também houve utilização maior de tecnologia, como aplicação de scanners”, disse Ernani Checcucci, subsecretário de aduana e relações internacionais.

Ao todo, a Receita realizou 2.680 operações de vigilância e repressão vinculadas à Operação Fronteira Blindada. O órgão desembaraçou 3,67 milhões de declarações de importação e exportação e realizou o processamento de mais de 51 mil passageiros por dia nos aeroportos brasileiros, o que totaliza 18,7 milhões de passageiros no ano. A Receita fiscalizou 14,4 milhões de remessas postais internacionais e processou 4,7 milhões de volumes de remessas expressas.

(Com Estadão Conteúdo)