Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita alerta para novo golpe que chega por carta

Orientação do órgão é para destruir a correspondência e não acessar o endereço eletrônico indicado no falso documento

Diferentemente dos golpes tradicionais, em que falsas mensagens chegam por e-mail, os golpistas agora estão utilizando cartas para enganar os contribuintes. Segundo a Receita Federal, o contribuinte recebe por correspondência uma intimação para regularização de dados cadastrais. A carta informa um endereço eletrônico para que os dados sejam atualizados.

O contribuinte precisa ficar atento, pois o endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita (idg.receita.fazenda.gov.br), apesar de conter a marca da instituição. “A carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado”, alerta a Receita.

A Receita alerta também que os dados bancários que o contribuinte precisa informar são somente os referentes à conta para fins de débito automático ou depósito de restituição do imposto de renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na declaração do imposto de renda.

Carta usada em golpe envolvendo a Receita Federal

Carta usada em golpe envolvendo a Receita Federal (//Divulgação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Paulo Bandarra

    Que povo! Impressionante. Já se percebe quando 40% apoiam Lula que a honestidade não é o forte deste país. O país da vantagem em tudo.

    Curtir

  2. Carlos Moura

    Roubar e desviar é só começar.

    Curtir

  3. Exatamente, Paulo.
    Honestidade não tem valor aqui.

    Curtir

  4. Paulo Bandarra : 100% de acordo ! A honestidade é incongruente com a palavra Brasil.
    ————————————————————————————————–
    Aqui os exemplos de honestidade e virtude são tão poucos, que o povão e as massas “endeusam” o que deveria ser o “normal” por aqui: Desde Juíz Moro até o varredor de rua que achou uma mala de dinheiro, passando pela criança que devolveu um celular de R$ 3.500,00 e o bombeiro que resgatou o gatinho da vovó no topo da árvore. Se estes exemplos citados são “exceção” por aqui, nunca a honestidade é a regra.

    Curtir

  5. Dirtines Mail

    Antes tarde do que nunca, mas por que só agora a imprensa resolve divulgar este alerta? Acessando o site da Receita Federal, já existe este alerta contra este golpe desde junho de 2017!!

    Curtir