Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

Desde a sexta-feira, 1º de março, está aberta a temporada de entrega do ajuste anual de renda do ano-base 2012. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Por Da Redação 1 mar 2013, 18h40

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Não tenho confiança no envio de documentos pela internet. Existem outras opções para a entrega da declaração para o Fisco? Quais são? Posso imprimir e entregar o IR em papel em algum posto da Receita Federal?

A Receita Federal extinguiu a entrega da declaração em papel em 2010. O preenchimento do Imposto de Renda deve ser feito no formato eletrônico, por isso todos os contribuintes têm que utilizar o programa de Ajuste Anual.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com

Mas há duas maneiras de apresentar a declaração do IR 2013 até o prazo de 30 de abril. Pela internet, utilizando o programa de transmissão Receitanet (disponível no site da Receita); ou gravando os dados em disquete para entregar numa das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal em horário bancário. A Receita não aceita outras mídias, como CDs, pen drives, etc.

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Continua após a publicidade

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:

Entrega das declarações do IR 2013 começa nesta sexta

Gastos médicos com pets não são dedutíveis no IR – ainda

Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil

Em quatro dias, programa do IR é baixado por mais de 1 milhão de contribuintes

Continua após a publicidade
Publicidade