Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Receita adia divulgação de dados da arrecadação para depois das eleições

Segundo a Receita, decisão não foi influenciada por cenário eleitoral. Membros do órgão estão em reunião de planejamento até sexta-feira

Por Da Redação 22 out 2014, 15h57

O anúncio da arrecadação de impostos e contribuições federais referente ao mês de setembro será feito pelo Ministério da Fazenda apenas na semana que vem, após as eleições. A previsão é de que os dados, que não devem vir favoráveis, sejam divulgados na próxima quarta-feira, dia 29. O resultado é tradicionalmente divulgado mais cedo, mas, mesmo assim, a Receita nega que a decisão tenha relação com a realização do segundo turno no próximo domingo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Receita Federal, os subsecretários e superintendentes do órgão estão em um workshop de planejamento até a próxima sexta-feira, o que dificulta a apresentação dos números antes dessa data. Ainda conforme o Fisco, este evento estava marcado desde o início do ano. A divulgação da arrecadação ocorre, em geral, logo após o dia 20 de cada mês.

Leia mais:

Com empurrão do Refis, arrecadação tem recorde em agosto

Governo eleva previsão de arrecadação com receitas extraordinárias

Governo federal reduz previsão de alta do PIB para 0,9%

No ano passado, a divulgação dos dados ocorreu no dia 22 de outubro. Este ano, o anúncio ficou para os últimos dias do mês apenas em abril. Vale lembrar que na próxima terça-feira não deve haver expediente no Ministério da Fazenda por conta do feriado do Dia do Servidor Público,

Com uma arrecadação extraordinária de 7,130 bilhões de reais com o Refis (programa de refinanciamento de dívidas), a arrecadação federal teve recorde no mês passado para meses de agosto: 94,378 bilhões de reais. Sem esse “bônus”, no entanto, a arrecadação teria registrado queda de 2,43%. No acumulado de janeiro a agosto de 2014, o pagamento de tributos somou 771,788 bilhões de reais, avanço de 0,64% em relação ao mesmo período de 2013.

Continua após a publicidade
Publicidade