Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Receita abre hoje consulta ao 6º lote de restituições do Imposto de Renda

Para verificar se a declaração foi liberada o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146

A Receita Federal abre nesta sexta, 9, consulta ao sexto lote de restituições do Imposto de Renda. Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146.

Serão restituidos 1,9 bilhão de reais para cerca de 1,142 milhões de contribuintes. O dinheiro será depositado no dia 16 deste mês. É o penúltimo lote do Imposto de Renda  o sétimo será pago em 17 de dezembro.

Do montante liberado, 206,8 milhões de reais referem-se ao pagamento de restituições prioritárias – para idosos ou contribuintes com algum tipo de deficiência. Neste lote foram incluídas restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017, que estavam presas na malha fina.

A consulta à liberação das restituições poderá ser feita no aplicativo para tablets e smartphones da Receita. Também é possível verificar as declarações do IRPF e situação cadastral do CPF. Em caso de inconsistência de dados, o contribuinte poderá fazer a autorregularização.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo pela internet. Caso o valor não seja creditado, é necessário ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco.