Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy chega a Marselha para levar confiança à Europa e aos mercados

O próximo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, chegou nesta quarta-feira à Marselha (França) para defender ante os líderes conservadores europeus a credibilidade da Espanha e apoiar a proposta de reforma dos chefes de França e Alemanha contra a crise da dívida.

Rajoy viajou a esta cidade do sul da França com o propósito de transmitir confiança à Europa e amortecer a pressão dos mercados.

A Espanha, cuja nota soberana foi rebaixada pelas três principais agências de classificação financeira, forma parte dos 15 países da Eurozona colocados na segunda-feira sob vigilância negativa pela Standard and Poor’s, de modo que esta pode perder seu AA- no curto prazo.

Rajoy começou sua apressada agenda com uma reunião à noite com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, que horas antes disse esta confiante de que a Europa sairá vitoriosa da crise.

O futuro presidente está disposto a manter o déficit baixo e recordou na terça-feira que o seu país já introduziu na Constituição a reforma para garantir a estabilidade orçamentária, mas quer que a Europa seja solidária com os países em dificuldades.