Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy anuncia novas medidas de reestruturação do sistema financeiro espanhol

Madri, 19 dez (EFE).- O novo presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, que assumirá o cargo na próxima quarta-feira, anunciou nesta segunda uma reestruturação do sistema financeiro do país, com mais funções bancárias e o estabelecimento de maiores necessidades de capital para manter a solvência.

Em discurso no Congresso, o político conservador disse que os bancos devem sanear seus balanços vendendo os milhares de imóveis que detêm como consequência da explosão da ‘bolha imobiliária’ espanhola. O objetivo dessa medida, segundo ele, será ter entidades ‘rentáveis, confiáveis e solventes’.

Rajoy afirmou que essa reestruturação é inevitável, pois ‘um dos principais riscos da economia espanhola é a dívida privada que se canaliza através do sistema bancário’.

Como primeira medida, ele citou o saneamento de balanços, ‘acabar com as dúvidas sobre as valorizações de determinados ativos, especialmente os imobiliários, que estão impedindo um acesso adequado das entidades financeiras aos mercados e contaminam a credibilidade da dívida pública’.

Para equilibrar tais contas, Rajoy considerou necessária ‘a venda dos imóveis em controle de entidades financeiras’ e ‘uma avaliação muito prudente dos ativos menos líquidos como promoções imobiliárias inacabadas’.

Mariano Rajoy declarou que seu governo vai estimular o processo de reestruturação nos primeiros seis meses de 2012. EFE