Clique e assine a partir de 9,90/mês

Quer empreender em 2019? Veja 6 tendências para o setor de franquias

Novidades focam comodidade ao consumidor e vão de serviços digitais a bem-estar

Por Larissa Coldibeli - Atualizado em 13 jan 2019, 11h09 - Publicado em 9 jan 2019, 16h18

O setor de franquias está otimista para 2019: a expectativa é de crescimento de dois dígitos no faturamento, além de aumento no número de unidades e de empregos gerados. A projeção é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

“Pelos relatos dos associados, percebemos um interesse maior de empreendedores que pensam em abrir um negócio e veem que, com juros baixos, inflação controlada, investimento financeiro sem render e índice de confiança dos empresários melhorando, é hora de investir em franquias”, diz Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF. Em 2019, ele passa o bastão para André Friedheim, que assume a presidência da associação.

O crescimento do setor deve ser de cerca de 7% em faturamento em 2018 e de 5% em número de unidades, estima a associação. Até o terceiro trimestre de 2018, quando foi feito o último levantamento, o franchising empregava diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.

No último ano, os destaques foram os segmentos de entretenimento e hotelaria, segundo Cristofoletti Junior. “Com o dólar alto, as pessoas ficaram mais no Brasil, o que movimentou, inclusive, o turismo de negócios”, afirma.

Diante das oportunidades que o novo ano apresenta, especialistas apontam as tendências de negócios que devem ser sucesso entre as franquias em 2019.

Terceira idade

Há algum tempo esse segmento é apontado como tendência e segue em alta devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro.

Continua após a publicidade

Segundo Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franquias, as oportunidades são muitas, como franquias de home care (cuidados em casa), turismo e passeios, jogos e atividades mentais, além de casas de repouso, mas com um conceito diferente.

“As novas casas de repouso têm decoração diferenciada e uma série de atributos para tornar a vida dessas pessoas mais alegre e com mais compartilhamento”, afirma.

Um exemplo é o residencial para idosos Terça da Serra, franquia criada em 2014 pela médica Joyce Duarte Caseiro, que possui 16 unidades em operação pelo Brasil e mais 16 em processo de implantação.

Terça da Serra, residencial para idosos //Divulgação

Terça da Serra – residencial para idosos
– investimento inicial: a partir de 390 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e
capital de giro)
– faturamento médio mensal: 100 mil reais
– lucro: 20% do faturamento
– retorno do investimento: 24 a 36 meses

Alimentação saudável

Um dos segmentos mais antigos e tradicionais do franchising, o ramo de alimentação se reinventa para se adaptar aos novos hábitos de consumo dos brasileiros.

“As redes de alimentação estão partindo para a formatação de modelos de negócios voltados para o público que busca por uma alimentação mais saudável, sem gordura, sem glúten, sem lactose, sem açúcar. Podemos chamar de dieta ‘sem’. Esse movimento já está instalado no mercado e vai crescer mais ainda”, diz a consultora Claudia Bittencourt.

Há várias opções de negócio, de restaurantes a lojas de produtos naturais. É o caso das marcas cariocas Casa Graviola e Porto do Sabor, da Mr. Fit, que começou em Paulínia (interior de São Paulo), e da Terra Madre, de Goiânia.

Continua após a publicidade
Casa Graviola, restaurante saudável //Divulgação

Casa Graviola – restaurante saudável
– investimento inicial: a partir de 390 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e
capital de giro)
– faturamento médio mensal: 100 mil reais
– lucro: 20% do faturamento
– retorno do investimento: 24 a 36 meses

Porto do Sabor, franquia de alimentação saudável //Divulgação

Porto do Sabor – alimentação saudável
– investimento inicial: a partir de 355 mil reais (inclui custos de instalação)
– faturamento mensal: 100 mil a 120 mil reais
– lucro: 15% a 18% do faturamento
– retorno do investimento: 28 a 36 meses

Mr.Fit, franquia de fast food saudável //Divulgação

Mr. Fit – fast food saudável
– investimento inicial: a partir de 59 mil reais (inclui custos de instalação e taxa de franquia)
– faturamento mensal: 30 mil a 90 mil reais
– lucro: 40% do faturamento
– retorno do investimento: 10 a 36 meses

Terra Madre, franquia de produtos orgânicos e saudáveis //Divulgação

Terra Madre – produtos orgânicos e saudáveis
– investimento inicial: a partir de 250 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
– faturamento médio mensal: 100 mil reais
– lucro: 10% a 15% do faturamento
– retorno do investimento: 24 a 36 meses

Saúde e bem-estar

O surgimento de clínicas médicas populares deu fôlego ao segmento de saúde dentro do franchising nos últimos anos e deve continuar em alta, segundo o presidente da ABF. Outra tendência são os negócios voltados ao bem-estar físico e emocional, de acordo com a diretora do Grupo Bittencourt.

Entre as opções estão as redes Docctor Med, de clínicas médicas com foco nas classes B, C e D, e a VOLL Pilates.

Docctor Med, franquia de clínicas médicas //Divulgação

Docctor Med – clínicas médicas
– investimento inicial: a partir de 400 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
– faturamento médio mensal: 100 mil reais
– lucro: 15% do faturamento
– retorno do investimento: 24 meses

VOLL Pilates, academia de pilates //Divulgação

VOLL Pilates – academia de pilates
– investimento inicial: a partir de 80 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
– faturamento médio mensal: 17 mil reais
– lucro: 9,5 mil reais
– retorno do investimento: 18 meses

Negócios digitais

Sites, aplicativos e outras plataformas tecnológicas que têm o objetivo de facilitar a vida do consumidor estarão em alta daqui para a frente, diz Cristofoletti Junior. Nas franquias, destacam-se empresas de meios de pagamento, corretora de seguros, oferta de crédito, agência de turismo online, segurança, entre outras.

Ahoba Viagens, franquia de agência de turismo online //Divulgação

Ahoba Viagens – agência de turismo online
– investimento inicial: a partir de 4.400 reais (inclui taxa de franquia, o franqueado trabalha
em casa)
– faturamento médio mensal: 30 mil reais
– lucro: 2.000 reais
– retorno do investimento: 3 a 12 meses

Ceofood, aplicativo de delivery de comida para interior e periferia //Divulgação

Ceofood – aplicativo de delivery de comida para interior e periferia
– investimento inicial: a partir de 7.000 reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o
franqueado pode trabalhar em casa)
– faturamento médio mensal: 4.500 reais
– lucro: 50% do faturamento
– retorno do investimento: 6 a 12 meses

Acquio, franquia de meios de pagamentos eletrônicos //Divulgação

Acqio – meios de pagamentos eletrônicos
– investimento inicial: a partir de 7.900 reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o
franqueado pode trabalhar em casa)
– faturamento médio mensal: 3,500 reais
– lucro médio mensal: 3.000 reais
– retorno do investimento: 6 a 12 meses

Seguralta, franquia de corretora de seguros //Divulgação

Seguralta – corretora de seguros
– investimento inicial: a partir de 25 mil reais (inclui taxa de franquia, o franqueado pode
trabalhar em casa)
– faturamento médio mensal: 50 mil reais
– lucro: 10% a 15% do faturamento
– retorno do investimento: 12 a 24 meses

Protect Soluções, seguros e sistemas de gestão para pequenas empresas //Divulgação

Protect Soluções – seguros e sistemas de gestão para pequenas empresas
– investimento inicial a partir de 28 mil reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, o
franqueado pode trabalhar em casa)
– faturamento médio mensal: 8.000 reais
– lucro médio mensal: 60% do faturamento
– retorno do investimento: 12 a 18 meses

Mercado pet

O Brasil é o quarto país do mundo em população total de animais de estimação e o terceiro maior em faturamento, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

Continua após a publicidade

Longe da crise, surgem franquias do ramo como quiosque de petiscos para cães e gatos e farmácia veterinária de manipulação.

Snackel, franquia de petiscos pet //Divulgação

Snackel – petiscos pet
– investimento inicial: a partir de 70 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
– faturamento médio mensal: 30 mil reais
– lucro médio mensal: 30% do faturamento
– retorno do investimento: 12 a 18 meses

DrogaVET, farmácia de manipulação veterinária Melvin Quaresma/Divulgação

DrogaVET – farmácia de manipulação veterinária
– investimento inicial: a partir de 350 mil reais (inclui custos de instalação, taxa de franquia e capital de giro)
– faturamento médio mensal: 100 mil reais
– lucro: 18% a 23% do faturamento
– retorno do investimento: a partir de 30 meses

Educação
Outro segmento tradicional no franchising que se reinventa para os novos tempos é o de educação, com o crescimento de cursos voltados para tecnologia. “São conhecimentos necessários para o mundo atual e negócios que estão se consolidando”, diz o presidente da ABF.

Supergeeks, franquia de programação e robótica para crianças //Divulgação

Supergeeks – programação e robótica para crianças
– investimento inicial a partir de 22 mil reais (inclui taxa de franquia e capital de giro, as aulas podem ser oferecidas em colégios parceiros)
– faturamento médio mensal: 40 mil reais
– lucro: 25% a 30%
– retorno do investimento: 8 meses

Publicidade