Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Que líder sou eu? O estilo a adotar em cada situação

Autoritário, compreensivo ou protetor demais: conheça os diferentes tipos de liderança e saiba qual pode ser mais útil para o atual momento da sua carreira

Por Da Redação 8 dez 2014, 04h08

Em parceria com o Linkedin, o Fórum Econômico Mundial publicou os seis tipos de comportamento que um líder pode exibir, com base nos estudos do psicólogo e autor do best seller Emotional Intelligence (Inteligência Emocional) Daniel Goleman. Engana-se quem acredita que o tipo de liderança tem de estar relacionado a características pessoais. Segundo Goleman, muitos gestores, erroneamente, acreditam que o estilo de liderança é um traço imutável da personalidade, em vez de uma escolha. O autor aconselha a enxergar a liderança como um comportamento estratégico. Um bom líder, segundo ele, adota o estilo que melhor atenda às demandas da empresa ou de uma situação em particular.

Goleman sustenta que os seis estilos de liderança incorporam cinco tipos de inteligência emocional (autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais) em diferentes níveis, de acordo com a necessidade de cada situação. Para ele, um bom líder é capaz de avaliar a situação e tomar a atitude mais apropriada para solucionar os problemas que afligem sua equipe e seu departamento. Saiba quais são os seis estilos de liderança:

Leia também:

Dez frases que você jamais ouvirá de um líder de sucesso

Cinco garotas que se tornaram milionárias antes dos 20 – sem herança

Continua após a publicidade
Publicidade