Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Que CEO? Dois de cada três brasileiros não sabem o nome de nenhum alto executivo

Pesquisa realizada em dez países mostra que 63% dos entrevistados não conseguem identificar os comandantes das grandes empresas; na Alemanha, índice chega a 80%

Cite o nome do primeiro executivo-chefe (CEO, na sigla em inglês) que lhe vem à cabeça. Se você pensou muito ou respondeu “o que é um CEO?”, você não foi o único. Muito pelo contrário: Segundo uma pesquisa realizada em dez países pela empresa de relações públicas Edelman, 63% dos entrevistados não conseguem responder a questão. Mark Zuckerberg (Facebook), Warren Buffett (Berkshire Hathaway) e Tim Cook (Apple) são ilustres desconhecidos para o cidadão médio.

No Brasil, incluído no levantamento, 65% dos entrevistados não souberam citar o principal executivo de alguma empresa – qualquer empresa. O Brasil apareceu em quarto lugar na lista dos países em que os CEOs são mais desconhecidos. No topo está a Alemanha, com 80% de entrevistados não sabendo responder. Logo depois vêm Austrália, com 74%, e Reino Unido, com 68%.

O fato de os altos executivos serem apenas pontos de interrogação para o cidadão comum é apenas um dos pontos levantados pelo estudo a serem considerados uma “notícia profundamente perturbadora” para esses profissionais. O resultado do levantamento, que está agora em sua 16ª edição, atesta distanciamento e falta de confiança entre o público em geral e a elite. De acordo com Richard Edelman, CEO da empresa que leva seu sobrenome, essa desconfiança nunca foi tão grande.

A pesquisa foi divulgada na véspera da reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, onde uma parte considerável da elite mundial, incluindo 1.500 executivos e 400 funcionários do governo, se reunirá para discutir negócios. Foram ouvidas 1.150 pessoas, com idade mínima de 18 anos, em cada país pesquisado.

Leia também:

GE vende sua divisão de eletrodomésticos a grupo chinês Haier

Ace compra a Chubb e passa a ser maior seguradora de capital aberto do mundo

(Da redação)