Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Puxado por transportes, setor de serviços recua 5,8% em outubro

Por Da Redação 17 dez 2015, 10h25

O volume do setor de serviços caiu 5,8% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2014, segundo o informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a maior queda da série histórica do indicador, iniciada em 2012, e levou a queda acumulada em doze meses para 2,5% O setor de transportes foi o maior responsável pela queda. Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio recuaram 6,7% no mês.

Em outubro, as quedas foram generalizadas entre os segmentos. A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 7,3% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2014. O IBGE informou ainda que a receita nominal de serviços registrou em outubro recuo 0,4% na comparação anual, após estabilidade no mês anterior.

A atividade de serviços tem sofrido com o cenário de recessão e inflação elevada no país, com seu desempenho agravado pelo aumento do desemprego e redução do poder aquisitivo da população. Economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetam para este ano contração de 3,62% do Produto Interno Bruto (PIB) e de 2,67% para 2016.

Leia também:

Corte no orçamento ameaça paralisar serviços básicos já na próxima semana

Setor de serviços encolhe 3,5% em agosto, quinto mês seguido de baixa

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade