Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Próximo leilão de áreas de petróleo será em 2015, diz ANP

Segundo diretor da agência, Helder Queiroz, outra rodada de áreas do pré-sal também deve acontecer em 2016 sob regime de partilha

A 13ª rodada de licitações de blocos exploratórios de petróleo, sob regime de concessão, deve acontecer no primeiro semestre de 2015, disse nesta quinta-feira o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Helder Queiroz. De acordo com ele, uma nova rodada de áreas do pré-sal, sob regime de partilha, deve acontecer apenas em 2016.

Leia também:

Dilma defende repasse de áreas do pré-sal à Petrobras sem licitação

Petrobras perde participação na produção de óleo e gás

ANP: Brasil produzirá o dobro de petróleo em dez anos

Queiroz também afirmou que quando a 13ª rodada for anunciada, deverá ser lançado um calendário com a previsão de datas para mais licitações. A ideia é garantir que haja previsibilidade para que a indústria esteja preparada para os investimentos. “Do ponto de vista de conjunto de oportunidades, pode ter (rodadas de concessão) todo ano”, acrescentou o diretor. Já as rodadas do pré-sal, segundo ele, devem acontecer a cada dois anos.

Para Queiroz, as empresas do setor precisam estar preparadas e ter fôlego financeiro para investir nas licitações e atender o crescimento da demanda.

(com agência Reuters)