Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Provar aponta que intenção de compra é a menor em 3 anos

Por Wladimir D’Andrade

São Paulo – O índice que mede a pretensão dos consumidores de comprar algum bem durável no terceiro trimestre teve queda de 4,2 pontos porcentuais na comparação com os três meses anteriores, ao passar de 58% para 53,8%. É o menor resultado registrado pela Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo nos últimos três anos. Sobre igual trimestre de 2011, a queda foi ainda mais expressiva, de 18,6 pontos porcentuais – à época, o índice estava em 72,4%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

De acordo com o Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA, que realizou a pesquisa com 500 pessoas da cidade de São Paulo, o resultado relativo ao terceiro trimestre reflete o pessimismo dos consumidores. Entre os fatores que contribuíram para a queda está a alta da inadimplência e do endividamento das famílias.

A FIA estima que a inadimplência em julho ficará em 8,1% e apresentará alta até dezembro. Para agosto, a inadimplência esperada é de 8,2%; setembro e outubro, 8,3%; novembro, 8,5%; e dezembro, 8,6%.