Projeto Minas-Rio tem 44% das obras executadas

Por Fernanda Guimarães
São Paulo – O projeto de minério de ferro Minas-Rio, da Anglo American no Brasil, conta com 44% do total das obras executadas. O empreendimento possui 53% de avanço físico, contabilizando engenharia, suprimentos e obras, informou hoje a companhia hoje. O projeto, de investimento de US$ 5 bilhões, inclui uma mina de minério de ferro, uma unidade de beneficiamento e um mineroduto com 525 km de extensão, que interligará as operações de extração de minério de ferro em Minas Gerais ao Porto do Açu (RJ).
“O Projeto Minas-Rio entrou em uma fase de rápida evolução. Os próximos meses serão de intensas transformações com a conclusão de partes importantes como as obras no porto. Do total de US$ 5 bilhões a serem investidos em toda a implantação, a Anglo American já aplicou 49%”, afirmou, em comunicado, o presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Stephan Weber. A abertura da mina da companhia está planejada para ocorrer em 2012.
A Anglo American informou que está trabalhando com as autoridades estaduais e federais para a obtenção de “outras licenças ambientais secundárias”. A previsão da companhia é de que o primeiro embarque aconteça no segundo semestre de 2013. O projeto Minas-Rio terá capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro (base úmida) por ano para abastecer o mercado externo.