Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Programa de TV promoverá duelo entre chefs da Índia e do Paquistão

Nova Délhi, 17 jan (EFE).- Um elenco de 16 chefs de cozinha do Paquistão e da Índia, oito de cada nação, competirão em um programa de televisão em defesa da supremacia gastronômica de seus países, informou nesta terça-feira uma fonte do canal indiano que o transmitirá.

O programa, batizado de ‘Foodistan’, começará no próximo dia 26 de janeiro no canal ‘NDTV’ e contará com cozinheiros de reconhecido prestígio dos países vizinhos, rivais históricos que desta vez se enfrentarão com a frigideira nas mãos.

‘Este novo programa será muito importante para nós porque Índia e Paquistão são dois países que compartilham a mesma paixão pela comida’, disse à agência local ‘Ians’ o diretor da ‘NDTV’, Smita Chakrabarti.

O norte da Índia e o leste do Paquistão, em particular a região de Punyab, que está dividida entre os dois países, compartilham grande quantidade de receitas culinárias, desde entradas simples a pratos principais, passando por doces e bebidas tradicionais.

Este duelo culinário não será o único programa televisivo que colocará frente a frente, de forma pacífica, as duas potências nucleares do Sul da Ásia.

Paquistão e a Índia competirão também no plano musical no concurso ‘Sur Kshetra’ (‘Batalha do Ritmo’, em tradução livre) que será transmitido por emissoras de ambos países a partir do final de janeiro desde o emirado de Dubai.

Índia e Paquistão já disputaram três guerras e outros conflitos de menor intensidade, principalmente pela região da Caxemira, desde sua independência do Império Britânico e partilha do subcontinente, em 1947.

Desde o ano passado, a relação bilateral melhorou com a retomada do processo de paz, que havia sido interrompido após o ataque múltiplo que um comando de terroristas paquistaneses lançou na metrópole indiana de Mumbai no final de 2008. EFE