Clique e assine a partir de 9,90/mês

Produção industrial tem queda de 2,1% em abril

Na comparação com igual mês do ano anterior, também houve redução na produção, de 1,3%. Trata-se da 2ª queda consecutiva nesse tipo de confronto

Por Da Redação - 31 Maio 2011, 09h40

A produção industrial brasileira teve queda de 2,1% em abril sobre março, descontadas as influências sazonais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça. O recuo anula boa parte do crescimento acumulado nos primeiros três meses do ano, que havia sido de 2,6%. O mau desempenho representa uma surpresa para o mercado. Economistas ouvidos pela Agência Estado trabalhavam com projeções que variavam entre uma queda de 0,60% e uma expansão de 1,50%. A mediana das previsões apontava taxa positiva de 0,20%.

No confronto do dado de abril com o de igual mês do ano anterior, a indústria também mostrou redução na produção, de 1,3%. Trata-se da segunda queda consecutiva nesse tipo de comparação. Segundo o IBGE, o declínio foi generalizado entre todos os setores e categorias de uso pesquisados.

O índice acumulado para os primeiros quatro meses de 2011 ficou em 1,6%, num ritmo inferior, portanto, ao verificado no primeiro trimestre do ano (2,6%). A taxa anualizada – indicador acumulado nos últimos 12 meses – segue em trajetória descendente observada desde outubro do ano passado. O índice recuou 1,5 ponto percentual na passagem de março (6,9%) para abril (5,4%), assinalando o resultado positivo menos intenso desde junho de 2010.

(com Agência Estado)

Publicidade