Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Produção industrial sobe 0,6% em outubro, informa IBGE

Atividade no setor secundário registra alta de 1,6% no acumulado do ano

Por Da Reda��ão 4 dez 2013, 08h21

A produção industrial mais uma vez surpreendeu o mercado ao subir 0,6% em outubro na comparação com setembro e 0,9% ante o mesmo mês de 2012. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano, o indicador cresceu 1,6%. Em doze meses, até o outubro, a alta foi de 1%.

O resultado veio acima do esperado pelo mercado, cuja mediana das projeções indicava avanço de 0,05%, segundo pesquisa da Reuters. As estimativas variaram de -0,50% para 0,50%. Em setembro e agosto, o setor havia registrado avanço de 0,5% e 0,2%, respectivamente, depois de cair 2,5% em julho.

Isso indica que, assim como no terceiro trimestre, a indústria mostra fôlego para ajudar o tímido Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no fim do ano. Entre julho e setembro, o PIB caiu 0,5% na relação com o segundo trimestre e a queda só não foi maior porque o setor industrial gerou 709,5 bilhões de reais em riquezas no período – o PIB todo somou 1,213 trilhão de reais.

Leia mais:

Confiança do empresário industrial cresce, mas fica abaixo do ano passado

Para IBGE, produção industrial não mostra avanço sólido

Emprego na indústria tem queda de 0,4% em setembro

Dos 27 segmentos industriais avaliados, 21 mostraram avanço em outubro. Os ramos de edição, impressão e reprodução de gravações (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e produção de álcool (2,2%) e indústrias extrativas (2,0%) são os destaques do campo positivo.

No lado negativo, estão veículos automotores (-3,1%), que eliminou parte do ganho de 9,2% acumulado em agosto e setembro, bebidas (-5,9%), outros produtos químicos (-2,2%) e alimentos (-0,6%).

Continua após a publicidade
Publicidade