Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção industrial da China ganha força e cresce 8,8%

Número representa uma leve aceleração sobre o índice de abril e confirma a estimativa dos analistas; vendas no varejo tiveram alta de 12,5% em maio

A produção industrial da China teve um crescimento de 8,8% em maio, na comparação com o mesmo período de 2013. Divulgado nesta sexta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país, o número representa uma aceleração sobre a alta de 8,7% registrada em abril e confirma a estimativa dos analistas consultados pelo diário econômico The Wall Street Journal. No acumulado do ano, a produção industrial cresceu 8,7%, ante uma alta de 9,4% no mesmo período do ano passado.

Leia também:

Inflação na China atinge 2,5%, máxima de quatro meses

FMI corta estimativa de crescimento do PIB da China

Vendas no varejo – Em outro dado importante sobre a segunda maior economia do mundo, o indicador que mede as vendas no varejo da China registrou alta de 12,5% em maio na comparação com o mesmo período do ano anterior, acelerando em relação ao crescimento de 11,9% observado em abril. Os números, também divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas, ficaram acima das expectativas dos analistas consultados pela Market News International, que projetavam alta de 12% em maio.

No mesmo período do ano passado, as vendas no varejo haviam subido 12,9%, na mesma base de comparação. Da mesma forma, no acumulado deste ano até maio as vendas no varejo cresceram 12,1%, desacelerando ante a alta de 12,6% do mesmo período de 2013.

(Com Estadão Conteúdo)