Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção industrial cai 1,1% em outubro, afirma IBGE

No ano, a produção da indústria acumula uma queda de 7,7%. Já em 12 meses, o recuo é de 8,4%, de acordo com o IBGE

A produção industrial caiu 1,1% em outubro ante o mês anterior, na série com ajuste sazonal, divulgou na manhã desta sexta-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das expectativas dos analistas que esperavam desde recuo de 1,20% a expansão de 0,20%, com mediana negativa de 0,70%.

Em relação a outubro de 2015, a produção caiu 7,3%. Nessa mesma comparação, sem ajuste, as estimativas dos analistas variavam de retração de 7,40% a 3,20%, com mediana negativa de 6,85%.

No ano, a produção da indústria acumula uma queda de 7,7%. Em 12 meses, o recuo é de 8,4%, diz o IBGE.

“A indústria está bem distante do patamar máximo, ela vem perdendo dinamismo e não sabemos onde isso vai parar. O setor industrial carece de estímulos”, destacou o economista do IBGE André Macedo.

Em outubro, as perdas foram generalizadas entre as categorias analisadas. A produção de Bens de Capital, uma medida de investimento, apresentou queda de 2,2% sobre setembro, chegando a quatro meses consecutivos de recuos. Bens Intermediários caíram 1,9%, apagando o ganho de 0,9% visto no mês anterior.

Entre os 24 ramos pesquisados, 20 apresentaram perdas, com destaque para produtos alimentícios (-3,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,5%).

A forte queda dos investimentos foi justamente um dos principais motivos para que a recessão brasileira tenha se aprofundado no terceiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) encolhendo 0,8%.

(Com Estadão Conteúdo)