Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção de veículos sobe 3,2% em maio ante abril, diz Anfavea

No acumulado do ano, no entanto, produção tem queda de 24,3% sobre o período de janeiro a maio do ano passado, para 834 mil unidades

O setor automotivo brasileiro seguiu mostrando fraqueza em maio, apresentando ligeira alta de 3,2% na produção sobre abril e queda de 18% no comparativo anual, em meio às reduzidas vendas no mercado interno, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor, Anfavea.

O volume de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no Brasil em maio somou 175,3 mil unidades, menor montante para o mês desde 2004, segundo os dados da entidade. Com isso, de janeiro ao mês passado, a produção acumulada de 834 mil veículos representa uma queda de 24,3% sobre igual período de 2015.

O setor seguiu reduzindo pessoal ocupado. O número de funcionários ativos das montadoras instaladas no país foi de cerca de 128 mil, queda de 7,4% sobre maio do ano passado.

A queda na produção foi contida pelo crescimento nas exportações de autoveículos montados, que avançaram 24% em maio sobre abril e 15% na comparação anual, para 46,9 mil unidades.

Enquanto isso, no mercado interno, a indústria apurou avanço de 2,8% nas vendas em maio sobre abril, diante de um maior número de dias úteis, para 167,5 mil veículos.

Leia mais:

Estácio cria comitê para avaliar eventual proposta de fusão com a Kroton

Pedidos de recuperação judicial batem recorde até maio, diz Serasa

Já na comparação anual, os licenciamentos seguiram apontando para baixo, em queda de 21,3%, acumulando nos primeiros cinco meses do ano 811,7 mil veiculos ou 26,6% a menos que no mesmo período de 2015.

(Com Reuters)