Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção de petróleo do Irá é afetada por falta de investimentos

TEERÃ, 19 Dez (Reuters) – Em rara manifestação, o Irã revelou nesta segunda-feira que sua produção de petróleo caiu devido à falta de investimentos em seus campos de petróleo, à medida que enfrenta as mais duras sanções do Ocidente sobre seu programa nuclear.

“Comparado com o ano passado, houve uma queda insignificante na produção de petróleo devido à falta de investimento no desenvolvimento de campos”, disse o vice-ministro do Petróleo, Ahmad Qalebani, citado pela agência de notícias estudantil ISNA.

Qalebani não deu números para a queda da produção.

O Irã não havia atribuído anteriormente a queda da produção à falta de investimentos.

A maioria das companhias estrangeiras de petróleo estão evitando o setor de energia iraniano por conta das sanções.

O Irã, quinto maior exportador de petróleo do mundo, produz atualmente 3,5 milhões de barris por dia, mas espera impulsionar sua produção para 5,1 milhões de bpd até 2015.

Preocupações sobre o programa nuclear do integrante da Opep aumentaram desde que um grupo de estudantes atacou a embaixada britânica em Teerã. A Grã-Bretanha fechou sua embaixada e expulsou todos os diplomatas iranianos de Londres.

Diversos outros países chamaram de volta seus enviados, incluindo França, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda.

A União Europeia está considerando uma proibição -já em curso nos Estados Unidos- sobre as importações de petróleo iraniano, apesar de diplomatas e traders dizerem que a conscientização está aumentando na UE de que a proibição pode causar danos à economia do bloco, sem fazer muito para minar as receiras do petróleo do Irã.

O Irã alertou que qualquer atitude para bloquear suas exportações de petróleo mais que dobraria os preços da commodity.(Escrito por Ramin Mostafavi)