Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Produção de petróleo da Petrobras cai 2,3% em fevereiro

Principal causa para o recuo foi a parada programada para manutenção em suas plataformas da Bacia de Campos

Por Da Redação 29 mar 2013, 12h18

A petrolífera brasileira Petrobras disse que sua produção doméstica de petróleo (óleo mais líquido de gás natural) caiu 2,3% em fevereiro, para 1,92 milhão de barris de óleo equivalente por dia, na comparação à média de janeiro. Somado à parcela operada pela empresa para seus parceiros, no país, esse volume chega a 1,974 milhão de barris.

Somando a produção total de petróleo com a de gás natural no Brasil, a média de fevereiro foi de 2,316 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Incluída a parcela operada pela empresa para seus parceiros, o volume total produzido foi de 2,414 milhões de barris por dia, uma queda de 1,7%, na comparação com janeiro. O volume total produzido pela Petrobras no Brasil, somado à produção da empresa no exterior, atingiu a média de 2,557 milhões de boed, apresentando uma redução de 2,1% em relação ao mês anterior.

A produção de gás natural dos campos da companhia no Brasil alcançou 62,860 milhões de metros cúbicos por dia. A produção total de gás no Brasil, incluída a parte operada pela empresa para seus parceiros, foi de 69,928 milhões de metros cúbicos por dia.

Leia mais:

Petrobras quer vender ativos na Nigéria por US$ 5 bilhões

A companhia afirmou em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira que a principal causa para o recuo foi a parada programada para manutenção em suas plataformas P-33 (Marlim), P-37 (Marlim), P-53 (Marlim Leste) e P-54 (Roncador) na Bacia de Campos. A queda na produção foi parcialmente compensada pela entrada em operação de três novas plataformas na Bacia de Santos.

A produção brasileira de petróleo e gás tem sofrido nos últimos meses devido a um declínio na produção de campos maduros e ao fechamento de plataformas antigas para manutenção.

Produção no exterior – A produção total no exterior foi de 241.863 boed, correspondendo a uma redução de 0,6% em relação ao mês de janeiro. Desse total, foram produzidos 149.078 barris diários de petróleo, mantendo a produção praticamente estável, com uma diminuição de 0,1% na comparação com o mês anterior. A produção internacional de gás natural chegou a 15,764 milhões de metros cúbicos/dia, 1,4% abaixo do volume produzido em janeiro. A queda da produção decorreu da diminuição da demanda pelo gás boliviano.

(com Reuters e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade
Publicidade