Clique e assine a partir de 8,90/mês

Produção chinesa de aço sobe para 2 mi t/dia, segundo indústria

Por Da Redação - 20 jun 2012, 15h05

XANGAI, 20 Jun (Reuters) – As siderúrgicas chinesas produziram uma média de 2 milhões de toneladas de aço por dia no período de 1 a 10 de junho, caminhando para alcançar os níveis recordes de produção registrados em maio, uma vez que as grandes companhias aumentaram a produção, como mostram dados da Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa), divulgados nesta quarta-feira.

Os estoques totais das grandes e médias siderúrgicas nos 10 primeiros dias de junho era de 115,1 milhões de toneladas, um aumento de 0,14 por cento ante o período anterior, e 35 por cento em comparação a um ano atrás.

Apesar de pequenas e médias siderúrgicas terem começado a reduzir a produção, dados da Cisa mostram que os grandes produtores da China, maior produtora e consumidora de aço do mundo, aumentaram a produção a fim de obterem ganhos de economias de escala, o que poderia ajudar a ampliar as margens de lucro.

Apesar da lenta demanda, a produção de aço no país continua alta, uma vez que as siderúrgicas preferem continuar com pequenas margens de lucro, a perder seu espaço de participação no mercado para rivais do fragmentado setor siderúrgico da China.

A fraca demanda, porém, deve em breve atingir as siderúrgicas, afirmou Hu Yanping, consultor da empresa CUsteel.

“Nós estamos começando a ver cada vez mais empresas estendendo seus períodos de manutenção, devido a uma combinação de baixa demanda e baixa rentabilidade. A produção, então, provavelmente cairá em junho”, disse Hu.

Os preços do aço chinês, medidos pelos futuros do vergalhão em Xangai, registraram queda de 1 por cento este ano.

Separadamente, os preços à vista de minério de minério de ferro subiram pela oitava sessão seguida, para 136,6 dólares a tonelada, nesta quarta-feira, marcando sua mais longa sequência de altas em sete meses, em resposta às expectativas do mercado de mais siderúrgicas chinesas reabastecerem seus estoques.

(Reportagem de Fayen Wong)

Continua após a publicidade
Publicidade