Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Procura por crédito cresceu 20% em março, diz Serasa

Por AE

São Paulo – O número de pessoas que procuraram crédito em março cresceu 20,2% em relação a fevereiro, primeiro avanço mensal após duas quedas consecutivas – de 8,7% em fevereiro e 8,2% em janeiro. Na comparação com março do ano passado, no entanto, a demanda caiu 1,4%. No acumulado do primeiro trimestre, a busca ficou 6,8% abaixo da registrada no mesmo período de 2011. Os dados são do Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, divulgado hoje (12).

O recuo sobre março de 2011 não foi considerado um resultado ruim pelos economistas da Serasa Experian, já que foi a menor queda na comparação interanual dos últimos cinco meses. A expectativa da empresa é de que a normalização dos níveis de inadimplência, somada às medidas de incentivo ao consumo adotadas pelo governo, deve elevar a procura do consumidor por crédito nos próximos trimestres.

O indicador é calculado a partir de uma amostra de números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) da base de dados da empresa em transações que configuram relação creditícia entre os consumidores e instituições financeiras ou não financeiras.