Clique e assine a partir de 9,90/mês

Problemas em Itaipu provoca apagão no Paraguai

Por Da Redação - 14 set 2011, 17h29

Por Evandro Fadel

Curitiba – Grande parte do Paraguai foi atingida por um corte de energia elétrica durante 41 minutos entre as 9h38 e 10h19 (horário local) de hoje, em razão de problemas em cinco transformadores na subestação de Hernandarias, na margem paraguaia da usina. Com isto, os cerca de 1,2 milhão de usuários da Administración Nacional de Electricidad (Ande) foram afetados. Itaipu garante mais de 71% do consumo energético do Paraguai. “O corte de carga de Itaipu à Ande foi de 917 MW e afetou só o território paraguaio e não o lado brasileiro”, registrou a direção paraguaia em uma nota.

Segundo a empresa, às 10h10 os técnicos de Itaipu já tinham solucionado o problema e começaram o processo de normalização da interconexão com a Ande, que se completou nove minutos depois. Nesse instante, quatro transformadores voltaram a operar. O funcionamento do quinto foi restabelecido às 11h48. Na nota, a empresa afirmou que, por decisão do governo, estão sendo realizadas obras de infraestrutura “para superar o atraso de mais de 15 anos de falta de investimento no setor”. Uma linha de transmissão de 500 kv está sendo construído para levar energia de Itaipu até Assunção.

O diretor técnico paraguaio de Itaipu, Ruben Brasa, disse que as causas que levaram à desconexão dos cinco transformadores ainda serão analisadas, embora salientasse que a empresa está “exposta a eventos dessa natureza”. “Normalmente neste tipo de situações, o que primeiro fazemos é buscar restaurar o serviço”, afirmou. “Agora estamos tentando identificar a real causa da falha que causou esta situação.” De acordo com o site ABC Digital, a falta de energia elétrica chegou a prejudicar o fornecimento de água e deixou as ruas da capital paraguaia sem semáforos durante parte da manhã.

Publicidade