Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Primeiro leilão do pré-sal será no 2º semestre, diz Lobão

Também está prevista a primeira licitação de concessões de gasodutos

Por Da Redação 3 jan 2011, 13h29

O primeiro leilão do pré-sal deverá contar com as reservas descobertas em Libra, com volume estimado em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás)

O governo pretende realizar no segundo semestre deste ano o leilão de áreas de petróleo e gás natural na região do pré-sal que vai inaugurar o sistema de partilha no Brasil, afirmou nesta segunda-feira o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em sua cerimônia de posse.

O primeiro leilão do pré-sal deverá contar com as reservas descobertas em Libra, com volume estimado em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás). Lobão informou também que o governo quer fazer a 11ª rodada de licitação de áreas petrolíferas dentro do regime de concessão no primeiro semestre de 2011.

A realização da rodada pelo regime de partilha depende da aprovação pelo Congresso do projeto de lei que estabelece o novo modelo para a distribuição dos royalties. Pelo regime de concessão vence o leilão o investidor que oferecer o maior valor pelo bloco, enquanto pela partilha ficará com a área quem oferecer maior volume de petróleo para o governo.

Lobão disse também que ao final do segundo semestre deste ano o governo deverá realizar a primeira licitação de concessões de gasodutos. Esse tipo de concorrência foi criada a partir da regulamentação da lei do gás, feita no final do ano passado.

(Com Reuters)

Continua após a publicidade

Publicidade