Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Previdência: Sindicatos convocam greve geral para quarta-feira

Em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no ato marcado para as 16h na avenida Paulista

Centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais estão convocando a população a aderir a um dia de greve geral, na quarta-feira (15), contra as reformas da Previdência e do trabalho. Em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no ato marcado para as 16h na avenida Paulista, região central da cidade.

Segundo a CUT, haverá interrupção de atividades em diversos locais de trabalho, atraso na entrada de turnos, assembleias e, em diversas capitais, atos públicos. Os serviços de metrô e ônibus devem ser afetados em São Paulo.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, diz que, além da reforma da Previdência, outras ameaças de retiradas de direitos estão prestes a serem votadas no Congresso Nacional, como é o caso dos projetos da reforma trabalhista e da terceirização. “A ideia é acabar com as férias de 30 dias, aumentar a jornada, ampliar indefinidamente os contratos de trabalho temporário, além de acabar com o direito à aposentadoria pública no Brasil”, diz Vagner.

A reforma da Previdência prevê a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem, com 25 anos de contribuição. A regra de transição prevê que homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 poderão entrar num regime pelo qual terão que pagar um pedágio de 50% sobre o tempo faltante para a aposentadoria.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que não tinha como fazer mágica com os números. “O importante é que todos os brasileiros possam ter certeza de que vão receber a aposentadoria, que as taxas de juros continuem caindo, que a inflação continue caindo. E, para isso, temos que controlar as despesas públicas. Gastar dinheiro do governo sempre é uma coisa fácil. Existem países ou estados brasileiros que fizeram muito isso e estão sofrendo consequências dramáticas. Então, a conta tem que ser paga cedo ou tarde.”

Ele também rejeitou a ideia de reduzir a idade mínima necessária para as mulheres se aposentarem. Segundo Meirelles, se a idade de aposentadoria das mulheres for reduzida para 60 anos, os homens terão que trabalhar até os 71 anos para compensar essa diferença. , acrescentou.

Pelas regras atuais, os homens podem se aposentar com 35 anos de contribuição e as mulheres, com 30 anos. Não há idade mínima.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. É sempre eles.. os sindicatos. Não querem, de jeito nenhum, perder a influência nas negociações patrão/empregado. Mesmo que seja para atrapalhar o progresso e o crescimento do pais.

    Curtir

  2. O país na maior crise da sua história, provocado pelo governo que era apoiado por eles e esses pelegos ladrões da contribuição sindical querem fazer greve? Apresentem as contas do que fazem com os bilhões arrecadados do trabalhador anualmente e tomem vergonha na cara. Ladrões canalhas!!! Tem que fazer uma investigação profunda no caixa dessas organizações sindicais. Os diretores estão todos ricos, basta comparar o patrimônio com os vencimentos. Se investigar não sobra um honesto. Liderança de Sindicato no Brasil faz anos que é lugar de bandido, não de trabalhador.

    Curtir

  3. Já era tempo, dos Sindicatos e assemelhados, além de deterem valores extraídos da Folha de Pagamento dos Empregados, contra a vontade da maioria, terem APRESENTADOS PROJETOS DE ALTA RELEVÂNCIA do interesse das classes por eles representadas. PRECISAMOS DE SOLUÇÕES e não atravancamento. “”””Abaixo o Imposto Sindical.”””

    Curtir

  4. Imagina saborear um saborosa sobremesa ao lado de um troço de mer$#¨%$da???? Ai não da né!!! Pois é… lutar por uma causa nobre que é a nossa aposentadoria e ter que dividir o espaço com um troço de mer&¨%$($#)da igual ao Lula e seus burros seguidores.

    Curtir

  5. Greve geral manter as altas aposentadorias dos funcionários públicos.

    Curtir

  6. Evaldo Carvalho

    SE FOR TER PÃO COM MORTADELA E TRINTÃO EU VOU

    Curtir

  7. Danilo Santos

    O Sr Temer quer fazer uma reforma da Previdência, que vai prejudicar todos os trabalhadores, baseado numa MENTIRA, num FALSO déficit (quem diz, e prova, que a Previdência dá SUPERÁVIT são os próprios Auditores da Receita Federal)…Tá achando pouco? Ele e o PSDB também querem dar mais de 100 BILHÕES de Reais às operadoras de celular, no estranhamente pouco falado ESCANDALO DAS TELES… Não faltam bilhões, a juros bem camaradas, no BNDES, para os empresários e compadres políticos… E quem tem que pagar a conta da crise somos nós? Se acham que aquilo em 2016 não foi um golpe, isso agora sim É GOLPE: Golpe contra o Povo Brasileiro!!

    Curtir

  8. Quem não trabalha pode fazer protesto durante o horario de trabalho.

    Curtir

  9. Socorrer a previdencia é um erro. O certo é deixar o sistema entrar em falencia e montar um novo sistema. É a unica forma de tirar esse monte de carrapatos, sindicalistas, pensionistas, sem terra, sem teto, presos, etc.

    Curtir

  10. Ao senhor Moacir e senhor Roder Rock
    Não estamos falando sobre sindicatos e sim desse ato maldoso que esses falsos representantes do povo estão querendo aprovar.Diga não a reforma maldosa da previdencia.

    Curtir