Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Presidente do Fed diz que banco está preparado para atuar se crise aumentar

Por Da Redação 7 jun 2012, 12h37

Washington, 7 jun (EFE).- O presidente do Fed (Federal Reserve), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira que o organismo está ‘preparado para atuar’ caso ‘as tensões financeiras da crise europeia aumentem’.

‘Como sempre, o Federal Reserve segue preparado para tomar as ações necessárias para proteger o sistema financeiro e a economia americana’, explicou Bernanke durante uma audiência no Congresso dos Estados Unidos.

Bernanke reconheceu que a crise na Europa atuou como ‘freio’ na economia dos EUA e destacou que as autoridades europeias devem tomar medidas para ‘estabilizar os bancos da eurozona e acalmar o temor do mercado com as finanças públicas’.

O presidente do banco central americano afirmou ainda que ‘os bancos americanos melhoraram notavelmente sua força financeira nos últimos anos’.

No entanto, Bernanke assegurou que ‘a situação na Europa representa riscos significativos para o sistema financeiro e a economia dos EUA e por isso deve ser vigiada de perto’.

Por outro lado, não descartou a possibilidade do Fed tomar novas medidas de estímulo após a divulgação dos índices decepcionantes de desemprego e crescimento da economia.

‘Com o desemprego ainda bastante alto e as perspectivas de inflação controlada, e diante dos riscos devido às tensões nos mercados financeiros globais, o Fed continuou com uma política monetária fortemente expansiva’, explicou.

A próxima reunião do Fed está prevista para ocorrer nos dias 19 e 20 de junho, quando será analisada a política monetária dos EUA. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade