Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preços do etanol anidro e hidratado seguem firmes, diz Cepea

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – A oferta menor de etanol pelas usinas neste período de entressafra e demanda aquecida ajudaram a manter os preços do etanol sustentados na semana passada em São Paulo, apontou relatório semanal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

O preço ficou mais firme tanto para o hidratado como para o anidro, face ao crescimento das vendas de gasolina C, que recebe a mistura de etanol.

Na semana encerrada em 9 de março, o indicador semanal Cepea/Esalq do anidro ficou em 1,279 reais o litro (valor sem imposto na usina), alta de 2,56 por cento ante a semana anterior.

Para o hidratado, o incremento de 1,65 por cento no período, encerrando a semana em 1,2008 reais o litro (excluindo imposto).

“Na semana passada, o preço hidratado registrou altas diárias”, apontou o relatório.

De acordo com o Cepea, parte das usinas consultadas informaram vendas de volumes expressivos, nas quais conseguiram preços mais altos.

Segundo o Cepea, desde fevereiro até a semana passada a valorização tanto do anidro quanto do hidratado chega a 10 por cento.

No início de fevereiro, os preços estavam em baixa em São Paulo, importante praça de referência, com a elevação da oferta por parte das usinas, apontava o Cepea na ocasião.

A moagem de cana desta temporada está praticamente encerrada. A Unica, a entidade que reúne a indústria, prevê atraso no início da próxima safra, que tradicionalmente inicia em abril.

AÇÚCAR

Já no mercado paulista de açúcar cristal, os valores seguem estáveis, uma vez que as algumas empresas alimentícias e empacotadoras estão atuando no mercado “spot” (à vista).

“Apesar de ainda não ser bastante expressiva, tem-se observado melhora na demanda desde o início deste mês, que tem sido suficiente para estabilizar os preços praticados na última semana”, apontou o Cepea em seu relatório.

Na sexta-feira, indicador de açúcar cristal Cepea/Esalq, base São Paulo, cor (ICUMSA) entre 130 a 180, fechou a 57,53 reais por saca de 50 kg, praticamente estável em relação à sexta-feira anterior, quando o fechamento foi 57,55 reais a saca.

Veja mais detalhes em:

(Por Fabíola Gomes)