Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Preço do bitcoin despenca e é negociado abaixo dos US$ 180

As chamadas 'vendas a descoberto', que consistem na comercialização de ativos no mercado futuro, e a oferta abundante fizeram com que o valor da moeda virtual recuasse

Por Da Redação 14 jan 2015, 16h25

O preço do bitcoin despencou nos últimos dias, chegando a atingir 173 dólares nesta quarta-feira, queda de quase 30% em comparação com os 244 dólares verificados na terça-feira. Participantes do mercado temem que a moeda virtual esteja em uma espiral de queda, em que os investidores são obrigados a vender o ativo para cobrir custos. As informações foram publicadas nesta quarta-feira pelo site Business Insider. Por volta das 16 horas, o preço da moeda estava em 178 dólares.

Conforme o portal de informações CoinDesk, um dos possíveis motivos para a derrocada dos preços é a prática de venda a descoberto (que consiste na venda de um ativo financeiro que não se possui). Além disso, o excesso de oferta do bitcoin pressiona as cotações, elevando os custos em dólar dos negócios, como de dívidas.

A cotação da moeda virtual tem caído de forma consistente nos últimos meses. No começo do ano passado, o bitcoin chegou a ser negociado a até 1.000 dólares por moeda, cerca de um quinto do valor atual. Na terça-feira, o bitcoin rompeu a barreira dos 250 dólares pela primeira vez desde novembro 2013, motivando preocupações sobre novas quedas.

Leia mais:

Bitcoins: uma viagem louca ao passado das moedas

Caixa eletrônico de bitcoins falha durante estreia na Campus Party

Outros fatores também pesam sobre o mercado. No começo de janeiro, por exemplo, foi divulgada uma notícia que revelou que a negociadora de bitcoins Bitstamp havia sido alvo de hackers, que conseguiram roubar 5 milhões de dólares em moeda virtual da instituição. O caso remete à Mt. Gox, que já foi a maior casa de câmbio de bitcoins dos Estados Unidos, mas que faliu em fevereiro do ano passado com um rombo de 450 milhões de dólares.

Com base em informações da Nasdaq, o CoinDesk diz que a tendência é que o preço do bitcoin se estabilize em cerca de 140 dólares, o que representaria “um ligeiro prêmio na comparação com o nível negociado antes da disparada das cotações, no primeiro semestre de 2013”.

Continua após a publicidade
Publicidade