Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preço de smartphone no Brasil cai 12,5% em um ano

Pesquisa revela que o valor médio dos aparelhos dessa categoria sofreu uma redução de 110 reais

O preço dos smartphones está ficando cada vez mais acessível aos consumidores. Uma pesquisa divulgada pela consultoria IDC revela que o preço médio dos aparelhos caiu de 439 dólares (cerca de 900 reais) para 384 (cerca de 790 reais) no primeiro trimestre de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado.

A queda, de 12,5%, foi verificada antes da desoneração dos smartphones entrar em vigor, em abril de 2013. A medida isenta os aparelhos produzidos no Brasil que custam até 1.500 reais de PIS/Cofins, impostos que incidem sobre esses produtos. Para a IDC, a redução no valor dos celulares pode chegar a 199, mas a queda média deverá ser de 69 reais.

Esse cenário alimenta as previsões mais otimistas quanto ao setor, que apostam que os smartphones vão superar os feature phones (celulares mais simples) ainda ao fim deste ano. Sem sistema operacional, esses aparelhos ainda são os mais vendidos no país. Durante os primeiros três meses de 2013, foram comercializadas 8,7 milhões de unidades dessa categoria, contra 5,3 milhões de smartphones. Porém, quando se compara o trimestre deste ano com o de 2012, nota-se uma queda de 7% nas vendas dos feature phones e um aumento de 86% nas dos celulares mais sofisticados.

Leia ainda: Queda do preço dos smartphones deve ficar em 7%, diz Abinee

Governo zera alíquota de PIS/Cofins para smartphone

Vendas de smartphones no Brasil crescem 78% em 2012

(com Estadão Conteúdo)