Preço de energia de curto prazo cai 6% em maio–Brix

SÃO PAULO, 5 Jun (Reuters) – O preço de energia elétrica do fonte convencional para entrega no curto prazo no submercado Sudeste/Centro Oeste caiu 6 por cento em maio ante o mês anterior, interrompendo uma sequência de três meses de alta, segundo dados verificados na plataforma de negociação de energia Brix.
“A redução de 6 por cento verificada entre os preços de fechamento de abril e maio está relacionada à melhoria da afluência na região Sul e Sudeste”, disse o presidente da Brix, Marcelo Mello, em nota.
A queda observada no preço de energia da Brix também é uma tendência verificada no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), divulgado semanalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que caiu cerca de 6 por cento em maio, para 180,94 reais por megawatt-hora (MWh) ante abril (192,70 reais por MWh) no mesmo submercado Sudeste/Centro Oeste.
Já o Índice Brix Convencional, que mede o prêmio pago sobre o PLD negociado nos contratos de energia convencional na Brix, teve valorização de 14,29 por cento em maio ante abril, para 10,97 reais por MWh. O patamar máximo verificado no período foi de 11,80 reais por MWh, no dia 10, e o mínimo de 8,51 reais por MWh, em 17 de maio.
O Índice Brix Incentivada 50 por cento, que representa o preço médio de energia negociado na plataforma para contratos de fonte de energia incentivada e com desconto na tarifa de distribuição, fechou maio a 240 reais por MWh -mesmo patamar registrado em abril.
O valor máximo do Índice Brix Incentivada 50 por cento foi registrado no período foi em 16 de maio, de 242,69 reais por MWh, e o mínimo, em 18 de maio, de 219 reais por MWh.
(Por Anna Flávia Rochas)