Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Preço da gasolina cai pela primeira vez após 14 semanas, diz ANP

Valor médio do litro nos postos de combustível do país passou de 4,221 reais para 4,212 reais; preço do etano também caiu, e o diesel ficou mais caro

O preço da gasolina caiu pela primeira vez após catorze semanas consecutivas de alta. O valor médio do litro vendido ao consumidor passou de 4,221 reais para 4,212 reais na última semana, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O preço do etanol também teve redução no período, e o diesel ficou mais caro.

A pesquisa sobre a gasolina leva em conta os valores cobrados entre os dias 4 e 10 de fevereiro, em 5.761 estabelecimentos. O preço do combustível estava em alta desde a semana entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro de 2016, quando o litro passou de 3,878 reais para 3,882 reais.

A alta crescente no preço da gasolina tem pressionado a inflação. O governo acusa postos e distribuidoras de formação de cartel, por supostamente não repassar reduções nos custos, e fez um pedido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que investigue o caso.

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), entidade que reúne 34 sindicatos patronais e os interesses de cerca de 41.000 postos de combustíveis no país, diz que as sucessivas altas nos preços dos combustíveis têm relação direta com a nova metodologia de precificação adotada pela Petrobras e com os aumentos de impostos.

Os postos de combustível têm liberdade para definir o valor final cobrado dos consumidores, e o preço pago pelos distribuidores é um dos fatores que influenciam na conta. Desde julho do último ano, a Petrobras adota uma política que permite reajustes diários dos preços nas refinarias. A estatal não revela a fórmula do cálculo, mas diz que considera itens como a variação dos preços internacionais do petróleo e do dólar.

Em relação ao preço do etanol, o valor médio cobrado nos postos passou de 3,023 reais por litro para 3,021 reais, segundo pesquisa da ANP em 5.104 postos. O diesel subiu pela segunda semana consecutiva, indo de 3,512 reais para 3,515 reais.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Será que a queda de R$ 0,009 ( nove milavos ) é motivo para tamanha reportagem?

    Curtir

  2. gustavo bastos

    Nossa, que noticia fantástica!!!Quem imaginaria redução de 1 centavo no preço da gasolina, isso vai fazer uma enorme diferença na minha conta, vou ficar rico depois dessa redução.

    Curtir