Clique e assine com até 92% de desconto

População ocupada atinge maior nível da série da PME

Por Da Redação 22 dez 2011, 09h18

Por Alessandra Saraiva

Rio – A população ocupada no mercado de trabalho – ou seja, com emprego – atingiu em novembro 54,3% da População em Idade Ativa (PIA), o maior porcentual da série histórica da Pesquisa Mensal de emprego (PME), iniciada em março de 2002. Dois setores movimentaram o mercado de trabalho em novembro: construção civil e serviços prestados às empresas.

Na comparação com outubro deste ano, a construção no mês passado foi responsável por um acréscimo de 73 mil pessoas empregadas, uma alta de 4,3%. Em relação a novembro de 2010, a construção levou 144 mil pessoas ao mercado de trabalho, um aumento de 8,8% em novembro deste ano.

No caso de serviços prestados às empresas, este setor foi o principal responsável para a melhora dos números dos postos de trabalho em novembro ante novembro do ano passado. Nesta comparação, houve acréscimo de 345 mil pessoas neste segmento, uma alta de 10,1%. “Isso reflete o fenômeno da terceirização. Os bons números neste setor representam aumento da demanda por serviços de empresas terceirizadas”, afirmou o gerente da PME, Cimar Azeredo.

Continua após a publicidade
Publicidade