Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Política pode ser frouxa até inflação ir a 3%, diz Evans

Por Da Redação 15 nov 2011, 13h20

Por AE

Nova York – O Federal Reserve deveria continuar utilizando política acomodatícia até que a inflação alcance 3% e a taxa de desemprego caia abaixo de 7%, disse Charles Evans, presidente doFederal Reserve Bank de Chicago. Evans estava falando para repórteres depois da discussão no Conselho de Relações Internacionais em Nova York.

Incluída na política acomodatícia está a possibilidade de compras de mais títulos lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês), afirmou. “Há um papel para a compra de MBS para melhora do mercado de hipoteca”, disse Evans. Ele observou, pouco antes, que havia necessidade de forte liderança para resolver a situação no mercado de moradias nos EUA.

A principal preocupação manifestada por Evans é a crise europeia. Será turbulento para a economia mundial, se a região não for capaz de abordar seus problemas, levando à desordem, segundo ele. Evans acredita, porém, que o euro vai sobreviver porque há “comprometimento tremendo” para manter o euro, mesmo que “os desafios sejam significativos”. Não está claro se a Europa pode evitar a recessão ou se vai ter uma moderada, acrescentou.

Sobre o dólar, ele disse que a moeda tem permanecido forte apesar da crise financeira de 2008. As informações são da Dow Jones.

Continua após a publicidade
Publicidade