Clique e assine a partir de 8,90/mês

Pnud propõe substituir PIB por indicador ‘sustentável’

Por Da Redação - 20 jun 2012, 12h07

Rio de Janeiro, 20 jun (EFE).- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) propôs nesta quarta-feira a criação de um índice de desenvolvimento sustentável humano que substitua o Produto Interno Bruto (PIB).

O novo indicador proposto pelo Pnud, apresentado no Rio de Janeiro durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), inclui variáveis ambientais para contabilizar o custo humano do desenvolvimento para as gerações futuras.

A base da nova medição seria o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que inclui variáveis de saúde, educação e nível de renda e que, há duas décadas, é usado pela ONU para avaliar o progresso social e econômico dos países.

A administradora do Pnud, Helen Clark, disse em uma assembleia da Rio+20 que o PIB não inclui elementos ‘fundamentais para nossas vidas’ como a igualdade, a dignidade, a felicidade e a sustentabilidade, segundo um comunicado.

‘O progresso tem que ser definido e medido de uma maneira que represente um panorama mais amplo do desenvolvimento humano e de seu contexto’, disse Clark, segundo a nota.

A Rio+20 começou hoje com a presença de 100 chefes de Estado e de Governo e delegados de países de todo o mundo. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade