Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Plantio de milho 2a safra avança com condições ideais–Céleres

SÃO PAULO, 12 Mar (Reuters) – O plantio do milho segunda safra está avançado e atingiu 73,3 por cento da área prevista para esta temporada, em função do clima favorável em grande parte das regiões produtoras do Brasil na última semana, apontou relatório consultoria Céleres desta segunda-feira.

O avanço foi de mais de 13 pontos percentuais em relação aos 60 por cento da semana anterior. No mesmo período do ano passado, os produtores haviam semeado 63 por cento da área esperada no ciclo 2010/11.

“O clima se mostrou favorável em quase todas as regiões produtoras no Brasil durante a semana anterior, proporcionando condições ideais para o plantio”, apontou a consultoria em seu levantamento semanal.

Em Mato Grosso, o grande produtor na safrinha, os trabalhos de semeadura de segunda safra já foram concluídos, e cerca de 95 por cento das áreas já implantadas atingiram estágio de germinação e desenvolvimento vegetativo.

SAFRA DE VERÃO

A colheita do milho primeira safra, a de verão, atingiu 30,7 por cento da área cultivada nesta temporada, um incremento de 4,8 pontos percentuais ante a semana anterior e de 5,9 pontos contra igual período do ano passado.

A consultoria destacou que a colheita avançou “mesmo com o clima chuvoso em algumas regiões”.

(Por Fabíola Gomes)