PIS: pagamento começa nesta quinta para nascidos em setembro
Os recursos do Pasep serão liberados para servidores com número final de inscrição 2

O pagamento do abono salarial do PIS começa nesta quinta-feira (13) para os trabalhadores nascidos em setembro. O valor varia de 80 a 954 reais, dependendo do período trabalhado em 2017 — ano-base do calendário de pagamento.
Os recursos do Pasep serão liberados para servidores com número final de inscrição 2.
O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep é liberado pelo Banco do Brasil. Nesta etapa, uma novidade: oito bancos privados poderão liberar aos cotas do PIS/Pasep diretamente aos seus correntistas.
Segundo a Caixa, os bancos podem começar a repassar os créditos do PIS nesta quinta-feira para clientes do Santander, Bancop, Siscred e Banestes. Correntistas do Bradesco, Itaú, BRB e Mercantil recebem o dinheiro até a próxima semana.
O Banco do Brasil disse que o crédito começou a ser liberado aos bancos na terça-feira (11). Os clientes do Bradesco foram os primeiros a receber, seguidos pelos correntistas do Santander. Nesta quinta-feira, o dinheiro será repassado para clientes do Bancoop e Itaú. Amanhã, será a vez dos clientes do Mercantil, Banestes, BRB e Sicredi.
Quem tem direito?
Para ter direito ao benefício, é necessário ter trabalhado com carteira assinada ao menos 30 dias em 2017, sendo eles consecutivos ou não, e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base. Também é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, e o empregador deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Quem não sacar o PIS até o prazo final, em 28 de junho de 2019, perderá o dinheiro — ele é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Os últimos a terem direito ao benefício serão os nascidos em maio e junho, que tem o dinheiro liberado a partir de 14 de março.
É possível consultar o valor do PIS por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, no site da instituição financeira e pelo telefone 0800 726 0207.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se o crédito foi depositado na conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil com um documento de identificação.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)