Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB em números: gráficos mostram o desempenho da economia brasileira

Atividade econômica cresce 0,4% no segundo trimestre, mas ainda encontra dificuldade para engatar crescimento consistente

A economia brasileira apresentou alta de 0,4% no segundo trimestre deste ano na comparação com o primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira, 29. O resultado reflete a fraca atividade econômica do país, que não conseguiu ensaiar uma retomada de fôlego após ter registrado retração de 0,1% nos primeiros três meses de 2019 – valor revisado pelo instituto, que havia divulgado anteriormente recuo de 0,2% para o período. Em valores correntes, o Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre totalizou 1,780 trilhão de reais. Nos primeiros seis meses do governo de Jair Bolsonaro, o PIB acumulado é de 0,7%.

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador para medir o crescimento da economia de um país. O índice soma todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período de tempo na moeda corrente do local. No Brasil, quem faz a medição é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira, em números, como foi o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre de 2019, pelo lado do setor produtivo, pela ótica da demanda e em comparação com outros países, além da evolução ao longo dos anos.